Auxílio Financeiro

Bolsas de Estudo

I – PRÉ-REQUISITOS PARA CONCORRER A BOLSAS INSTITUCIONAIS

  1. Estar regularmente matriculado no curso de pós-graduação
  2. Dedicação integral às atividades do programa de pós-graduação. Isso significa a presença do aluno na Instituição (FMRP) e no laboratório do orientador.
  3. Não ser aposentado;
  4. Não receber remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional.

II- DISTRIBUIÇÃO DE BOLSA

  1. A bolsa será concedida pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses para mestrado e de 48 (quarenta e oito) para o doutorado.
  2. As bolsas serão distribuídas com base em uma lista classificatória elaborada de acordo com o questionário a ser preenchido pelo aluno e comprovação das informações prestadas.

III – CANCELAMENTO DA BOLSA

A bolsa será cancelada se:

  1. For constatado que o bolsista exerce qualquer forma de trabalho remunerado, de qualquer natureza, formal ou informal.
  2. Se o aluno deixar de obedecer aos prazos estabelecidos para qualquer das atividades estipuladas pelo Programa bem como deixar de apresentar o relatório anual.
  3. Em caso de afastamento do aluno para estágio ou coleta de dados, por exemplo, em outra Instituição ou para a cidade de origem para redação da tese, a bolsa será mantida por prazo não superior a 6 meses.

IV – OBRIGAÇÕES DO BOLSISTA

  1. Dedicar-se às atividades previstas no projeto ou plano de trabalho aprovado pelo CNPq, durante a vigência da bolsa.
  2. Devolver à agencia de fomento (CAPES, CNPq, FAPESP) eventuais benefícios pagos indevidamente. Caso contrário, serão adotados procedimentos com vistas à cobrança administrativa ou judicial.
  3. Os trabalhos publicados em decorrência das atividades apoiadas pelas agências de fomento deverão, necessariamente, fazer referência ao apoio recebido, com as seguintes expressões, no idioma do trabalho:
  1. se publicado individualmente: “O presente trabalho foi realizado com apoio (CNPq, CAPES, FAPESP) – Brasil”.
  2. se publicado em co-autoria: “Bolsista (CNPq, CAPES, FAPESP) – Brasil”.