Infraestrutura

O nosso Programa tem a peculiaridade de congregar clínicos e cientistas básicos, de tal maneira que temos laboratórios clínicos, experimentais e os que atuam nas duas áreas.

Para oferecer suporte a essas metodologias, os laboratórios estão plenamente equipados com tecnologia de ponta – inclusive os da Neurologia – que dispõem de infraestrutura de alta complexidade para o atendimento de pacientes neurológicos.

A seguir, especificações dos laboratórios e áreas disponíveis para as atividades de pesquisas experimentais e clínicas.

Laboratórios

• Centro de Ciências das Imagens e Física Médica (CCIFM): congrega de forma multiprofissional e interdisciplinar as áreas de medicina, enfermagem, biologia, física médica e informática biomédica, integrando recursos humanos e de infraestrutura na FMRP-USP com o intuito de promover, aprimorar e coordenar o ensino de graduação, pós-graduação e de extensão, realizar pesquisa científica e oferecer extensão de serviços à comunidade no âmbito da área de imagens médicas.

• Laboratório de Neurologia Aplicada e Experimental (LNAE): Funcionalmente, dividido em seções de Morfologia, Neuroimunologia e Neurogenética (sob a responsabilidade do Prof. Wilson Marques Jr.) e Epilepsia Experimental (sob a responsabilidade do Prof. João Leite), dispõe: de área específica para experimentação com animais; de D-Wave para o “screening” de mutações e polimorfismos; de sequenciador de DNA de última geração, alocado no Laboratório de Biologia Molecular, que criou recentemente área de bioinformática para a análise de sequenciamento de nova geração e se tornou um laboratório satélite do Centro de Medicina Genômica (CMG) e, também, um Laboratório Multiusuário.

• Laboratório de Líquido Céfalo-Raquidiano (LLCR): Sob a responsabilidade do Prof. Osvaldo Takayanagui, está conectado com outros laboratórios institucionais para a realização diagnósticas, com vistas à investigação cientifica, por exemplo, para HTLVI, herpes vírus e outros em nível molecular.

• Laboratório de Investigação em Epilepsia (LIE): Sob a coordenação do Prof. João Leite, realiza vários protocolos histoquímicos e possui sistema de análise microscópica totalmente digitalizado para estudos neuropatológicos.

• Centro de Cirurgia de Epilepsia (CIREP): Sob a responsabilidade do Prof. Américo Sakamoto, atua como Centro Regulador de Cirurgias de Epilepsia para todo o território nacional. Conta com ambulatórios específicos para atendimento de adultos, crianças e adolescentes. Foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser o órgão consultor deste tipo de cirurgia na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade. Realiza monitorização por Vídeo-EEG, avaliação pré-cirúrgica de epilepsia e dieta cetogênica.

• Laboratório de Neuroimagem: Sob a responsabilidade dos Profs. Antônio Carlos dos Santos e João Leite, está instalado no Centro de Ciências da Imagem e Física Médica do HCFMRP.

• Laboratório de Neurologia Vascular e Emergências Neurológicas: Localiza-se na Unidade de Emergência do HCFMRP-USP, sob a responsabilidade do Prof. Octávio Pontes (https://neurovascular.fmrp.usp.br/).

• Laboratório de Ensino e Pesquisa de Terapia Ocupacional na Infância e Adolescência (LEPTOI): Sob a responsabilidade da Profa. Luzia Pfeifer, desenvolve ações e projetos de pesquisa, ensino e extensão que se propõem integrar aspectos clínicos e sociais, a partir de duas linhas centrais de pesquisa: Formação profissional e Desempenho ocupacional de crianças e adolescentes em diferentes contextos.

• Central de Equipamentos e Serviços Multiusuários da FMRP/USP (CEMU): dispõe de equipamentos e serviços diversos, que incluem imagens e microscópios, citômetros de fluxo, química de proteínas, extração, sequenciamento e amplificação de DNA, entre outros (https://emu.fmrp.usp.br/).

Complexo hospitalar

Para execução dos projetos de pesquisa estão disponíveis diferentes laboratórios, cujas atividades variam de análises neurofisiológicas à biologia molecular; biotério para trabalhos com animais de experimentação; acesso aos pacientes do Complexo Acadêmico de Saúde HCFMRP/FMRP/USP/FAEPA (https://site.hcrp.usp.br/complexo-de-saude/), composto pelo HCFMRP e a Unidade de Emergência, 4 hospitais (Centro Estadual de Referência da Saúde da Mulher, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, Hospital Estadual de Ribeirão Preto e Hospital Estadual de Serrana), Hemocentro e 2 Centros de Reabilitação (CER e CIR). A FMRP, o HCFMRP e a FAEPA, por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal, atuam no Centro de Saúde Escola e no Programa de Saúde da Família, do Ministério da Saúde, com dez Núcleos de Saúde da Família instalados no Distrito Oeste de Ribeirão Preto.

Bibliotecas

A Biblioteca Central do Campus de Ribeirão Preto-USP (BCRP) e as demais bibliotecas da USP, são administradas pela Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica (AGUIA)

O acervo da BCRP é composto por livros, periódicos nacionais e estrangeiros, teses e dissertações, e trabalhos científicos publicados pelo corpo docente e pesquisadores do Campus.

Além dos principais títulos de Neurociências e de Medicina e Biologia, pesquisadores do Programa e a comunidade externa pode consultar o acervo da USP, por meio do Portal de Busca Integrada (PBi) e do Banco de Dados Bibliográficos da USP (Dédalus).

A BCRP oferece aos usuários catálogos online, acesso à Internet, Bases de dados em CD-ROM, sala Multimídia, sala Pró-Aluno, salas de estudo individual e orientações gratuitas sobre a normalização de trabalhos científicos (dissertações, teses, publicações) com base nas normas brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Também são oferecidos sistemas online, tais como:
• COMUT: obtenção de cópias de artigos científicos nacionais e internacionais não existentes no acervo da biblioteca;
• TURNITIN: visa identificar similaridade de textos em português e inglês, para evitar plágio.

Em parceria com a FAPESP, os pesquisadores podem também acessar os sistemas de armazenamento de bibliografia Medline, Lilax, Citation Index e outros, assim como a textos completos em periódicos importantes (antes do periódico ser distribuído impresso), tais como os “Proceedings of the New York Academy of Sciences”.

Rápido acesso a textos não contidos na BCRP pode ser realizado por meio de parcerias celebradas pelo SIBiUSP, com instituições e associações nacionais e internacionais para as atividades de compartilhamentos e cooperação técnica (http://www.aguia.usp.br/sobre/convenios-e-parceiras/).

De qualquer computador localizado nas instalações dos laboratórios, nas salas de estudo e nas salas dos docentes é possível acessar o Portal da CAPES para periódicos eletrônicos. Este acesso pode ser feito, também, das residências dos professores e alunos, via VPN.

Informática

Nossos alunos dispõem de computadores alocados nos laboratórios/núcleos/salas dos docentes onde desenvolvem as atividades de pesquisa, todos conectados à Rede Computacional USPnet e internet.

O Programa dispõe de salas e laboratórios equipados com projetores multimídia de alta resolução, câmeras e microfones para webconferência, permitindo a realização de defesas de dissertações e de teses, e o oferecimento de cursos, palestras etc., viabilizando a participação de convidados internacionais.

Guardadas as devidas ressalvas e proteções, alunos e pesquisadores fazem uso dos dados desse dos sistemas de Informação do HCFMRP, gerenciados pelo Centro de Informações e Análises, que dispõe de dois Centros de Dados (Data Center).

Nosso corpo de pesquisadores dispõe dos recursos oferecidos pela FMRP/USP, por meio da Seção Técnica de Informática (STI-FMRP), que disponibiliza à comunidade FMRP um servidor WEB com a aplicação REDCap (Research Electronic Data Capture), aplicativo gratuito que permite a construção e gerenciamento online de “surveys” e banco de dados voltados à pesquisa clínica.

A STI-FMRP faz uso de recursos da Nuvem USP, onde são encontrados em ambiente virtualizado 2 Servidores de Bases de Dados SAP/Sybase ASE, 1 Oracle MySQL, 1 Servidor Web (LAMP), 1 Servidor de Armazenamento Virtual (OwnCloud) e 1 Proxy WebServer.

Para apoio às disciplinas, existe o e-Disciplinas ou Moodle da USP, ambiente virtual de aprendizagem de apoio às disciplinas da USP, cujas gravações de áudio e vídeo são produzidas pelo Centro de Produção da STI-FMRP.

Docentes, alunos e egressos contam com os recursos que compõem a ferramenta G Suite for Education (Google), que incluem o uso ilimitado dos serviços de e-mail, calendário, contato, webconferência e armazenamento e compartilhamento de arquivos e documentos.

O Programa dispõe, ainda, de outros recursos administrados, tais como:
VPN: rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicação pública (Internet).
Eduroam: sistema seguro desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa, que permite a conectividade à Internet, por meio de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.
Videoconferência: oferecida à FMRP e demais entidades associadas que compõem o Complexo Acadêmico de Saúde
Webconferência: A FMRP oferece, por meio da Rede Nacional de Pesquisas – RNP, a possibilidade de utilizar salas virtuais para a realização de reuniões, aulas, defesas, conferências na modalidade de Webconferência no ambiente de software MConf, a partir de qualquer software navegador Internet.
RUTE: A Rede Universitária de Telemedicina, que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina.
SIG: A RUTE estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de SIG’s – Grupos de Interesse Especial. Os SIG’s promovem sessões (por meio remoto) para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em várias especialidades.
Aplicativos móveis oficiais da USP, desenvolvidos pela STI em parceria com os diversos órgãos da Universidade. A STI mantém também os aplicativos nas lojas da Apple e Google, realizando manutenções periódicas e analisando e atendendo os comentários e sugestões dos usuários.

Central de equipamentos multiusuários

A Central de Equipamentos e Serviços de Multiusuários da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP dispõe de equipamentos e serviços em diversos segmentos que incluem Imagens e Microscópios, Citômetros de Fluxo, Química de Proteínas, Extração, Sequenciamento e Amplificação de DNA, entre outros.

Veja também: Equipamentos e Laboratórios

Biotérios (CCCE)

Administrado pela diretoria da FMRP, o Centro de Criação de Camundongos Especiais (CCCE) tem como objetivo atender demanda por camundongos com padrão sanitário SPF (Specific Pathogen Free). Faz parte da Rede de Biotérios da USP e também é associado à Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos – CNPq (REBIOTERIO).

CEUA

Devidamente credenciada, a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-FMRP) tem por finalidade cumprir e fazer cumprir, a criação e/ou utilização de animais em atividades de ensino e/ou pesquisa e/ou treinamento, de forma a zelar pelo respeito, dignidade e aplicação das boas práticas recomendadas internacionalmente, conforme as normas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA)

CEP

A Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) oferece suporte aos pesquisadores para que as pesquisas em seres humanos, realizadas no âmbito do HCFMRP-USP, estejam de acordo com as normas nacionais e internacionais de Boas Práticas em Pesquisa Clínica (GCP/ICH).

Apoiado pela UPC, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do HCFMRP-USP e da FMRP, foi criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade, assim como contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

Os projetos de pesquisa são enviados para apreciação do CEP, por meio da Plataforma Brasil, de acordo com as disposições da Resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde e suas complementares.