Corpo Docente
O nosso corpo docente, composto por orientadores (plenos e específicos), coorientadores e responsáveis por disciplinas, reúne docentes com formação em áreas especializadas da Neurologia e da Neurociências, assim como em diferentes áreas do conhecimento. Todos os docentes possuem, no mínimo, o título de doutor, sendo que a maioria possui doutorado sanduíche ou pós-doutorado no exterior; lidera grupos de pesquisa consolidados, apresenta intercâmbios com instituições nacionais e no exterior; participa das atividades de ensino na graduação e na pós-graduação, orienta e ou supervisiona alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e estagiários.
Para credenciar-se no Programa, o docente deverá atender a rígidos critérios estabelecidos no Regulamento do Programa e da USP, tendo como base as atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos.
Orientadores específicos

Claudia Maria Padovan
Departamento de Psicologia – FFCLRP
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Graduada em Psicologia (FFCLRP) pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado (1998), doutorado (2003) e Pós-doutorado (2004, 2005) em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Tem experiência na área de Psicofarmacologia, atuando principalmente na linha de pesquisa de Neurobiologia do Estresse e da Depressão e do Abuso de Drogas. (Currículo Lattes: 07/07/2021).
Área de concentração
Neurociências
Linhas de pesquisa
Neurobilogia do Estresse e da Depressão
Neurobiologia da abstinência ao Etanol
Neurobiologia da Depressão

Osvaldo Massaiti Takayanagui
Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica
omtakay@fmrp.usp.brrlfreitas@usp.br
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de
Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1973). Mestrado
(1980), Doutorado (1987) e Livre docência (2003) em
Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto –
USP. Pós-doutorado no National Institute of Neuroscience,
National Center of Neurology and Psychiatry, Tokyo, Japan
(1990).
Professor Titular de Neurologia da Faculdade de Medicina de
Ribeirão Preto – USP desde 2007.
Linhas de Pesquisa
- Neurocisticercose
- Líquido cefalorraquiano
- Meningite tuberculosa
- Manifestações Neurológicas na AIDS
- Meningencefalite criptocócica
- Neurosífilis
- HTLV-I

Rafael Carvalho Almada
Departamento de Ciencias Biologicas – UNESP
Licenciado e Bacharel (2005) em Ciências Biológicas pela UNESP, Mestre (2009) e Doutor (2013) em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP – USP). Realizou Pós-doutorado no Depto. de Farmacologia, no Depto. de Neurociências e Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP – USP) e no Instituto Max Planck de Psiquiatria (Max Planck Institute of Psychiatry – MPIP), em Munique, Alemanha.
Linhas de pesquisa:
- O papel dos mecanismos endocanabinoides da via estriadonigral-nigrotectal durante o medo inato
- Investigação da estimulação optogenética da via nigrotectal durante o medo inato
- O papel do córtex pré-frontal medial e o hipotálamo no medo e na ansiedade
- Estudo dos mecanismos orexinérgicos e serotonérgicos na mediação de respostas defensivas associadas ao pânico e à ansiedade

Pedro José Tomaselli
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, com residência médica em Neurologia. Obteve o título de Mestre com dissertação sobre a forma neural primária da hanseníase e título de doutor com tese isobre uso das técnicas de sequenciamento de nova geração em neuropatias hereditárias, ambos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP).
Desde 2024, atua como Professor Doutor de Neurologia na área de Doenças Neuromusculares da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
Linhas de pesquisa:
- Neurobiologia do Estress
- Efeito do suporte social na resposta imunológica humoral e na ansiedade de camundongos suíços
- Neuroimunologia do estresse
- Imobilização nos mecanismos antioxidantes centrais e
periféricos