Alunos Regulares
Caros alunos,
Para conclusão do curso de Mestrado ou de Doutorado – além de desenvolver o seu projeto de pesquisa – vocês deverão cursar disciplinas (com frequência e conceito) até integralizarem os créditos exigidos pelo Programa.
O título de Mestre ou de Doutor é obtido após cumprimento de todas as exigências do curso, incluindo a defesa e aprovação da dissertação/tese.
Se inteirem das Informações Acadêmicas (abaixo), das Orientações gerais para os alunos, e da legislação vigente, em especial, os respectivos Regimentos e Regulamentos de Pós-Graduação, disponíveis na página Normas. Essas orientações são importantes a todos os alunos, em particular, os ingressantes e regulares.
Quando possível, naveguem no site do Programa e nos ajudem a torná-lo mais intuitivo e eficiente – a vocês e à comunidade que o acessarem.
A Coordenação.
Atribuição de créditos especiais
Poderão ser concedidos – como créditos especiais – no máximo 10 (dez) créditos para os cursos de mestrado e doutorado, e 16 (dezesseis) para o curso de doutorado direto, desde que as atividades sejam exercidas e comprovadas no período em que o aluno estiver regularmente matriculado no curso.
Para ter direito aos créditos especiais, inicialmente, o aluno deverá verificar qual o Regimento está matriculado. Essa informação está disponível na “Ficha do aluno” no sistema Janus (em geral, no final da 1ª folha).
A solicitação deverá ser efetuada por meio do menu “Requerimentos” no sistema Janus (Tutorial – Requerimento online – Alunos), conforme orientações abaixo:
Créditos mínimos
Defesas (orientações gerais)
Depósito (orientações gerais)
Para obedecer aos prazos regimentais e aos requisitos estabelecidos no Regulamento do Programa, a documentação para depósito da dissertação/tese (versão definitiva do trabalho) deverá ser enviada à Secretaria do Programa, com a anuência do orientador, preferencialmente 30 (trinta) dias antes da “Data Limite para o Depósito”, a fim de possibilitar tempo hábil para conferência da documentação e apreciação pela CCP, antes de efetuar o Depósito Digital.
Não sendo possível cumprir esse prazo, o aluno deverá efetuar o depósito – em até 20 (vinte) dias – de acordo com o disposto no Of.Circ.002_2019PGNCCFMRP.
O aluno que não efetuar o “Depósito Digital” a tempo de ser apreciado pelos órgãos competentes – até a “Data Limite para o Depósito” – será automaticamente desligado do curso.
Para apreciação do depósito, pela CCP e CPG, respectivamente, recomenda-se aos alunos verificarem os Calendários de reuniões.
Após apreciação do depósito pela CPG, ouvida a CCP, o Serviço de Pós-Graduação (SPG) enviará convite aos membros da comissão julgadora (por e-mail), assim como a dissertação/tese e o parecer do orientador (em pdf).
O aluno deverá verificar qual o Regimento está matriculado. Essa informação está disponível, também, na “Ficha do aluno” no sistema Janus (em geral, no final da 1ª folha).
Ingressantes a partir de junho de 2019 e os que optaram pelo novo Regimento estão matriculados com base na Res. nº 7493/2018 e na Res. nº 7739/2019 (novo Regulamento do Programa).
Ingressantes antes de junho de 2019 e os que não optaram pelo novo Regimento, estão matriculados com base na Res. nº 6542/2013 (Regimento da Pós-Graduação-USP anterior) e na Res. nº 7008/2014 (Regulamento do Programa anterior).
No endereço http://cpg.fmrp.usp.br/alunos/defesas/deposito-digital o aluno encontrará informações imprescindíveis sobre o processo de Defesa, por exemplo, Redação de Dissertações/Teses, Depósito digital, Versão corrigida etc.
Depósito p/ alunos matriculados no Novo Regimento
O trabalho final no curso de mestrado será na forma de uma dissertação tradicional ou na forma de coletânea de artigos.
No curso de doutorado, o trabalho final será na forma de uma tese e, também, poderá ser na forma de coletânea de artigos.
Os artigos deverão estar relacionados com o projeto de pesquisa do aluno e apresentados em uma única dissertação/tese.
As dissertações/teses poderão ser redigidas e defendidas em português ou inglês. Todas as dissertações/teses deverão conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês.
Dissertações e teses escritas na forma de coletânea de artigos poderão ser escritas parcialmente em português e inglês e – em francês ou espanhol – por solicitação do orientador e aprovação da CCP.
Para confecção de dissertações e teses, seguir as Orientações da CPG disponíveis no endereço: https://cpg.fmrp.usp.br/alunos/defesas/redacao-de-dissertacoesteses.
Para subsidiar a organização dos documentos, recomenda-se ao aluno consultar o Checklist do depósito digital.
Documentos a serem apresentados:
- Formulário de Sugestão de Indicação de Comissão Julgadora – Regimento 7493 – Mestrado OU Formulário de Sugestão de Indicação de Comissão Julgadora – Regimento 7493 – Doutorado;
- Parecer do orientador referente ao trabalho de dissertação/tese, indicando que o aluno está apto à defesa;
- Formulário Programa – Indicação de banca (ME e DO) alunos matriculados Novo Regimento CoPGr 7493, devidamente preenchido e assinado pelo orientador;
- 1 CD com arquivos digitais da dissertação/tese e do parecer do orientador de que o orientando está apto à defesa (em formatos pdf), etiquetado conforme modelo FMRP (download aqui). Utilizar envelope de papel para armazenar o CD;
- Formulário de Solicitação de Resguardo de Dissertações e Teses, no caso de o aluno ter interesse em resguardar patentes, direitos autorias e outros direitos, relativos aos seus trabalhos (https://cpg.fmrp.usp.br/alunos/defesas/resguardo). Nesse caso, o trabalho não será disponibilizado no portal da USP. A dissertação/tese será mantida em acervo reservado pelo período solicitado, conforme item III, Res. nº 7621/2019.
Desligamento do Programa
A solicitação deverá ser formalizada por meio do menu “Requerimentos” no sistema Janus, para apreciação da CCP e CPG, respectivamente (Tutorial – Requerimentos online – Alunos).
Diploma (nomenclatura do título)
Disciplinas
Disciplinas Obrigatórias
Os alunos do curso de mestrado deverão integralizar, dentre os créditos em disciplinas, um mínimo de 8 (oito) créditos obrigatórios dentre as seguintes disciplinas:
- RNP5755 – Tópicos em Metodologia Científica e Estatística (4 créditos)
- RNP5771 – Investigação em Neurociências I (4 créditos)
- RNP5755 – Tópicos em Metodologia Científica e Estatística (4 créditos)
- RNP5771 – Investigação em Neurociências I (4 créditos)
- RNP5772 – Investigação em Neurociências II (4 créditos)
Dispensa de cursar disciplinas
É possível solicitar dispensa de cursar disciplinas obrigatórias, nos casos em que o aluno tenha cursado disciplina(s) equivalente(s) em outros programas da USP ou em outra instituição de ensino superior.
A solicitação deverá ser enviada à Secretaria do Programa, para submetê-la à apreciação da CCP, por meio de “Requerimento“, devidamente assinado pelo aluno e o orientador.
Considerando que a decisão compete somente à CCP, o aluno(a) deverá manter em seus arquivos a decisão da CCP.
Equivalência de título
A solicitação de equivalência de título de mestre, para contagem de créditos para o doutorado, deverá ser enviada à Secretaria do Programa, por meio do Formulário de equivalência de título de mestre, devidamente preenchido e assinado, com os seguintes documentos:
- Cópia do histórico escolar do mestrado;
- Cópia do diploma do mestrado, com número de registro;
- Comprovante do reconhecimento do curso (MEC/CAPES), no período de conclusão.
Exame de Qualificação
Matrícula em disciplinas
De posse do número USP, o aluno deverá consultar o orientador, a fim de definirem as disciplinas a serem cursadas. Na sequência, o aluno acessa o Janus para efetuar a sua pré-matrícula em disciplinas, desde que esteja no período estabelecido pelo calendário USP, divulgado semestralmente aos alunos e orientadores (geralmente no início do mês de janeiro e de julho.
Se a opção for por não cursar disciplinas (mesmo no início do curso), o aluno deverá efetuar a matrícula de acompanhamento.
Algumas disciplinas podem ser oferecidas fora do período do calendário USP. Nesses casos, a matrícula será efetuada por meio do Formulário de matrícula semestral (acompanhamento e disciplina) – aluno regular, e enviado ao email da Secretaria do Programa (ppg.fmrpncc@usp.br), devidamente preenchido e assinado, desde que a disciplina não tenha ultrapassado 25% das aulas (quantidade máxima de faltas permitida ao aluno).
O aluno poderá cursar disciplina em outras Unidades da USP, desde que autorizado por um dos responsáveis pela disciplina, devendo a matrícula ser efetuada por meio do formulário acima, devidamente preenchido e assinado e enviado à secretaria do Programa.
A não realização de matrícula, em dois semestres consecutivos, ocasionará o desligamento do aluno.
PAE/Estágio supervisionado em docência
Prazos
Prorrogação de prazo p/ depósito
Em casos excepcionais, devidamente justificados, poderá ser concedida prorrogação de prazo para depósito da dissertação/tese – por um período máximo de 4 (quatro) meses, para os alunos matriculados com base no novo Regimento (Res. nº 7493/2018), e 120 dias para os matriculados no com base no Regimento anterior (Res. nº 6542/2013).
A solicitação deverá ser formalizada por meio do menu “Requerimentos” no sistema Janus, para apreciação da CCP e CPG, respectivamente (Tutorial – Requerimentos online – Alunos).
Prorrogação de prazos – Covid-19
Em razão da pandemia, todos os alunos poderão solicitar a prorrogação de prazos, nos termos da Res. 8082/2021, nas seguintes hipóteses:
I – apresentação de proficiência em línguas;
II – inscrições e realizações de exames de qualificação;
III – depósitos e defesas de dissertação ou teses.
Os alunos matriculados até 31 de dezembro de 2020 poderão ter os prazos prorrogados em até 720 (setecentos e vinte) dias, contados a partir da sua data limite original.
Os alunos matriculados a partir de 1º de janeiro de 2021 poderão ter os prazos prorrogados em até 360 (trezentos e sessenta) dias, contados a partir da sua data limite original.
O aluno que solicitou a prorrogação com base em circulares do CoPGr, emitidas após 17 de março de 2020, poderá realizar novo requerimento nos termos da presente Resolução, descontando-se os prazos de prorrogação anteriormente concedidos
O(a) aluno(a) poderá realizar um único pedido de prorrogação, com base na presente Resolução, devendo informar em seu requerimento quais são os prazos a serem prorrogados e a quantidade de dias de prorrogação.
O Formulário para solicitar a prorrogação deverá ser enviado à Secretaria do Programa (para apreciação dos órgãos competentes) três meses antes do prazo a vencer.
É recomendável a leitura do documento Perguntas Frequentes.
Relatório anual de atividades discentes (Novo Regulamento)
Transferência de curso
De acordo com o Regulamento do Programa, é possível a transferência do curso de mestrado para o doutorado direto, Os dispositivos para Transferência de curso estão estabelecidos nos Itens VII e VIII, do Regulamento do Programa, que dispõem:
“…
VII.4 Doutorado Direto
VII.4.1 O estudante de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 30 (trinta) meses após o início da contagem do prazo no curso e ter completado no mínimo 20 (vinte) créditos em disciplinas.
VII.4.2 O objetivo do exame de qualificação no Doutorado Direto é o mesmo do Doutorado. O Exame será realizado de acordo com as normas do Doutorado.
…
VIII.1 Transferência de Curso
VIII.1.1 O estudante poderá solicitar, com anuência do orientador, a mudança de curso de Mestrado para Doutorado Direto. A CPG analisará o pedido fundamentado em parecer circunstanciado emitido por um relator sobre o novo projeto de pesquisa e desempenho acadêmico do estudante.
VIII.1.2 Para a mudança de curso de Mestrado para Doutorado Direto deverá ser verificado os prazos para a realização de exame de qualificação e os créditos mínimos exigidos para a qualificação no novo curso. Caso esse prazo já tenha sido ultrapassado ou não tenham sido cumpridos o número mínimo de créditos, a mudança não será possível.
…”
A solicitação deverá ser formalizada por meio do menu “Requerimentos” no sistema Janus (Tutorial – Requerimentos online – Alunos).
Versão corrigida