Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências Universidade de São Paulo
FacebookTwitter

Ingresso

Critérios de seleção para ingresso no Programa

Informações gerais

O ingresso no programa se dará por meio de processo seletivo, normatizado por edital específico, a ser elaborado pela CCP e publicado periodicamente no Diário Oficial do Estado de São Paulo e na página do programa na internet. Os editais de processo seletivo especificarão o número de vagas, os procedimentos e lista de documentos necessários para inscrição, a lista de documentos necessários para matrícula, as etapas do processo seletivo, o cronograma do processo seletivo, os itens de avaliação, as notas, os temas e bibliografia e peso de cada um dos itens de avaliação.

Editais de seleção para ingresso no ME, DO e DD

Gerar boleto bancário da taxa de inscrição

 

Requisitos para ingresso no mestrado (ME), doutorado (DO) e doutorado direto (DD)

Para inscrição no processo seletivo, os candidatos deverão apresentar os documentos relacionados em edital, disponível na página do Programa na internet e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Para inscrição no processo seletivo, os candidatos deverão comprovar proficiência em língua inglesa (vide abaixo).

Os candidatos serão avaliados, em caráter eliminatório, por meio de Prova escrita em inglês, onde serão avaliadas as capacidades de raciocínio científico e interpretação de resultados; Análise do Curriculum Vitae, com arguição; e Arguição Oral do projeto de pesquisa, visando identificar o conhecimento do aluno no tema apresentado.

Poderão ser aceitos no programa, mediante disponibilidade de orientador, os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 7 (sete).

Os candidatos ao Doutorado Direto deverão comprovar experiência prévia na iniciação cientifica (preferencialmente como bolsistas), e publicação de, no mínimo, 2 trabalhos completos em periódicos de circulação internacional, de preferência como primeiro autor.

 

Proficiência em língua estrangeira

A comprovação de proficiência em língua inglesa será exigida para inscrição em processo seletivo de mestrado, doutorado e doutorado direto.

Serão aceitos os Exames de Proficiência TEAP, TOEFL, IELTS, ALUMINI, Cambridge e Michigan, realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do candidato no processo seletivo.

Atualmente, A nota ou conceito mínimo para aceitação dos referidos exames é 60% para o Mestrado e 70% para Doutorado e Doutorado Direto.

Outros exames equivalentes poderão ser analisados pela CCP, mediante solicitação do candidato.

Não será exigido demonstração de proficiência em língua portuguesa para alunos estrangeiros.