Professora Associada

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

mjrocha@forp.usp.br

Currículo Lattes

Graduação Bacharelado em Ciências Biológicas pela FMRP, USP, mestrado em Farmacologia e doutorado em Fisiologia pela mesma faculdade. Pós-doutorado pela Wake Forest University, EUA (1990-1991) e Universitaet Tubingen, Alemanha (1992-1995).

Foi Professora Assistente (1983-1985) e Adjunta na UFSC, Santa Catarina (1985-1990). Vínculo institucional na USP a partir de 1999 onde atualmente é Professora Associada na FORP- Campus Ribeirão Preto.

Foi membro do Comitê de Educação (2008-2010) e de Internacionalização (2012-2014) da American Physiological Society (APS).

É membro da comissão de Graduação da SBFIS desde 2004 e da direção do Comitê de Ensino de Fisiologia da APS desde 2012 e recentemente (2018) foi nomeada membro da Diretoria da Assembléia Geral da International Union of Physiological Sciences (IUPS) onde exerceu o cargo de co-presidente do Comitê de Educação (2009-2018).

É também secretária do Instituto de Neurociências de Ribeirão Preto (INeC-USP) desde 2016 onde iniciou trabalhos de divulgação de Neurociências.

Tem organizado eventos nacionais e internacionais relacionados a ensino e pesquisa e publicado além de artigos científicos, textos e artigos sobre ensino de fisiologia.

Como pesquisadora científica elenca vários auxílios aprovados pelo CNPq e FAPESP e palestras nacionais e internacionais proferidas entre outros países: Alemanha, Chile, China Estados Unidos, França, Japão, e Nova Zelândia.

Tem experiência em Neurociências nas áreas de Fisiologia, Farmacologia e Odontologia Experimental atuando mais recentemente nos seguintes temas: alterações neurais, comportamentais e imunoendócrinas em processos inflamatórios, sepse e neurodegenerativos e em alterações neuroimunoendócrinas em doenças do sistema estomatognático.

É atualmente Guest Editor da revista Journal of Neuroendocrinology.

Fisiopatologia do sistema estomatognático

Neuroimunoendocrinologia