Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências Universidade de São Paulo
FacebookTwitter

RENATO LEONARDO DE FREITAS

Professor Doutor

Departamento de Cirurgia e Anatomia – FMRP

55 (16) 3315-4690

rlfreitas@usp.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Barão de Mauá (1999-2003). Realizou aperfeiçoamento e iniciação científica no Departamento de Morfologia (2000) e no Departamento de Farmacologia (2001-2003) na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Fez mestrado (2004-2005), doutorado (2006-2010) e pós-doutorado (2010-2013) em Farmacologia pela FMRP-USP.

Desenvolveu projeto em colaboração internacional com a Profa. Dra. Nicola Sibison da “Gray Laboratories, University of Oxford, England” (2009).

Fez estágio no “Department of Experimental Medicine, Division of Pharmacology, University of Campania ?L. Vanvitelli?, Naples, Italy.” (2015/2016). Atualmente é o Responsável do Auxílio a Pesquisa pela FAPESP – Jovem Pesquisador e também do Equipamento Multiusuário (EMU/FAPESP) na FMRP-USP.

Exerce a função de Diretor do Centro Multiusuário de Neuroeletrofisiologia (http://defreitasrl.wix.com/dbsteam), que possui equipamento “Deep Brain Stimulation” (DBS) e é Coordenador do Laboratório de Dor & Emoções (http://www.brownbearsw.com/cal/cmn), localizado no Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP.

É membro da equipe do Laboratório de Neuroanatomia e Neuropsicobiologia no Departamento de Farmacologia da FMRP-USP, chefiada pelo Professor Norberto Cysne Coimbra (desde 2001).

É Coordenador Científico do Comitê de Pesquisa Básica em Dor da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Possui colaboração científica internacional entre projetos e linhas de pesquisa com o grupo liderado pelo Professor Sabatino Maione, do “Department of Experimental Medicine” na “Second University of Naples”, localizado em Nápoles, na Itália (desde 2013).

Tem experiência na área de Farmacologia e Neurociência, com ênfase em estudos nas áreas de neurobiologia, neuroanatomia, neurofisiologia e psicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dor crônica, neuropatia, aspectos cognitivos, sensoriais, comportamentais e emocionais relacionados a dor, analgesia, comorbidades entre desordens neurológicas/psiquiátricas.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Estudo Neuroanatômico e Psicofarmacológico da Interação entre Vias Glutamatérgicas com Vias Endocanabinoides e das Vias Endovaniloides com Vias Endocanabinoides no Controle da Dor Neuropática.

Estudo Neuroanatômico, Neurofisiológico e Neuropsicofarmacológico das Comorbidades da Dor Neuropática com outras Desordens Neurológicas. A) Doença de Parkinson B)Ansiedade/pânico C)Depressão D)Cognição

Mapeamento Neuromolecular (imuno-histoquímica) de Estruturas Corticais Moduladas por Fármacos Agonistas e Antagonistas Glutamatérgico, Endovaniloides e Endocanabinoides

Neuroanatomia Descritiva e Funcional e Psicofarmacologia das Redes Neurais do Córtex Motor e do Córtex Pré-Frontal Medial que Elaboram a Dor Neuropática.

Neuropsicofarmacologia do Comportamento de Defesa e Neurotransmissão nas Redes Neurais que Modulam a Dor

Bases Neuromorfológicas do Comportamento Agressivo e Predatório de Serpentes

Neuroanatomia Descritiva e Funcional das Redes Neurais que Elaboram as Emoções e dos Sistemas Neurônicos Controladores da Dor

Estudar as bases neuroanatômicas e psicofarmacológicas da atividade epileptogênica e no controle da dor na analgesia pós-ictal

PLATAFORMAS PESQUISAS ACADÊMICAS

Google Scholar

ResearchGate

ORCID

Ver todos