Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências Universidade de São Paulo
FacebookTwitter

NORBERTO GARCIA CAIRASCO

Professor Titular

Departamento de Fisiologia – FMRP

55 (16) 3315-3330

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B

ngcairas@fmrp.usp.br

Currículo Lattes

Possui Graduação em Biologia – Universidad Del Valle, Colômbia (1976), Mestrado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1982) e Doutorado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1984) da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado no Duke University Medical Center (1988-1990).

Ao realizar o Concurso de Livre Docência obteve em 2011 o título de Professor Associado.

Desde novembro de 2013 ao realizar Concurso Público obteve a vaga de Professor Titular, Referência MS-6, em R.D.I.D.P. junto ao Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da UDSP.

É Orientador nos Programas PROEX-CAPES 7.0 em Fisiologia e em Neurologia/Neurociências da FMRP. Foi recentemente Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Fisiologia da FMRP-USP no Quadriênio 2013-2016.

Foi Membro Senior eleito da Neurobiology Commission of the International League Against Epilepsy entre 2013 e 2017. É Membro do Editorial Board da Revista Epilepsy & Behavior, tendo atuado como Guest-Editor do Supplement “International Symposium NEWroscience 2008.

Contemporary Neuroscience, Epilepsy and the Arts, publicado em 2009 com 11 Artigos, do Special Issue “International Symposium NEWroscience 2013.

Epilepsies: Complexity and Comorbidities”, publicado em 2014 com 23 Articles e do Special Issue “Genetic and Reflex Epilepsies, Audiogenic Seizures and Strains: From Experimental Models to the Clinic”, publicado em 2017 com 16 artigos. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente e de maneira integrada nos seguintes temas: Avaliação Comportamental (Neuroetologia Quantitativa), Eletrofisiológica e Molecular de Alterações do Controle Motor entre elas: Epilepsia (Experimental e Clínica), Transtorno Obsessivo Compulsivo e Parkinson.

Além desses tópicos de pesquisa, estuda Plasticidade no Sistema Auditivo, Integração Sensório-Motora e Sensório-Límbica.

A atividade de Pesquisa acima mencionada tem evoluído para estudos de Sistemas Complexos em Neurociências graças a projetos colaborativos em Neurociência Computacional.

É Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e da Liga Brasileira de Epilepsia (LBE).

Coordena e realiza atividades na interface Neurociência e Artes, sendo Membro da Comissão da Semana Nacional do Cérebro (SNC), junto à SBNeC, com destaque para atividades no Instituto de Estudos Avançados da USP-RP, no Instituto de Neurociências e Comportamento (INeC) e da Rede “Ciência, Artes, Educação e Sociedade” (coordenada por NGC no IEA) com seu evento máximo: “S.O.S: O Cérebro na Praça”. Estas atividades, de cunho mundial, correspondem à Brain Awareness Week (Semana Mundial do Cérebro) e tem o patrocínio da Dana Foundation for Brain Initiatives e de duas das maiores Sociedades Científicas Internacionais em Neurociências das quais NGC é Membro, a Society for Neuroscience (SFN) e a International Brain Research Organization (IBRO).

Além disto, NGC é também membro da American Epilepsy Society (AES).

LINHAS DE PESQUISA

Neurobiologia Comportamental, Celular e Molecular das Epilepsias

Neurobiologia Comportamental e Molecular do Parkinsonismo

Neurobiologia Comportamental e Molecular do Transtorno Obsessivo Compulsivo

Plasticidade neural pós-lesão da via auditiva

PLATAFORMAS PESQUISAS ACADÊMICAS

Google Scholar

ResearchGate

Ver todos