Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências Universidade de São Paulo
FacebookTwitter

ELAINE APARECIDA DEL BEL BELLUZ GUIMARÃES

Professora Titular

Departamento de Biologia Básica e Oral – FORP

55 (16) 3315-4047

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B

eadelbel@forp.usp.br

Currículo Lattes

Elaine Del-Bel é professora Titular de Fisiologia na FORP-Universidade de Sao Paulo desde outubro de 2013. Possui mestrado e doutorado (1988) em Farmacologia pela FMRP-USP em Ribeirão Preto. O pós-doutorado foi realizado na Inglaterra (Manchester University).

Realizou estágios curtos em países com os quais possui projetos em colaboração: Prof. J. Nicholls, Escuola Internazionale di Studi Superiori (SISSA-Trieste Itália); Prof. W. Sthumer- Institute Max Planck for Experimental Medicine, Göttingen, Alemanha; Dra. R. Raisman Vozari INSERM, Paris, França; Prof. H. Steinbuch, Maastrichth, Netherlands; Prof. F. Kirchhoff- Universidade de Homburg- Saarland-Germany.

Tem experiência na área de Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia, com ênfase no sistema nervoso central.

Atualmente, os estudos concentram-se em dois modelos experimentais: (1) a doença de Parkinson, e nas conseqüências do tratamento com o precursor da Dopamina (Levodopa): (2) na Esquizofrenia, utilizando o paradigma da reação de inibição ao pré-pulso analizando o prejuízo sensóriomotor produzido por anfetamina. Testa a hipótese que o óxido nítrico, o canabidiol e antibióticos atuem como neuroprotetores nas doenças neurodegenerativa/neuropsiquiátrica. Os estudos permitiram a descrição que o bloqueio das enzimas de síntese de óxido nítrico, o antibiótico doxiciclina, são neuroprotetores na lesão do sistema dopaminérgico e diminuem o efeito deletério do tratamento com Levodopa em animais com a síndrome parkinsoniana.

Descreveu ainda o efeito neuroprotetor do canabidiol e do óxido nítrico no prejuízo sensóriomotor induzido pela anfetamina. Os Projetos principais em andamento no laboratório são Estudo de Doenças Neurodegenerativas e Neuropsiquiátricas; Parkinson Experimental; Análise da neuroinflamaçao na discinesia induzida por Levodopa; Esquizofrenia Experimental: o sistema nitrérgico e endocanabinóide na função sensóriomotora.

Tem 164 trabalhos publicados (Inglês, 2704 citações ICI, H28; Google Scholar H36). Tem projetos de Pesquisa financiados pela FAPESP e CNPQ CAPES e IBRO. Recebeu prêmios nacionais e internacionais. Em 2014 recebeu o Prêmio USP- tese de doutorado, área da Saúde (F. Padovan-Neto). Em 2018 recebeu o prêmio Bernice Grafstein Award for Outstanding Accomplishments in Mentoring (SfN-USA). Ministrou conferências/participou de simpósios internacionais: na prestigiada Royal Society (UK), Neurotoxicity Society (Chile, Espanha), Mundial da IBRO (RJ), Universidade de Chicago (USA), UNAM- México, Basal Ganglia Society (MX), Universidade de Saarland-Alemanha, Instituto Max-Planck-Göttingen, The Physiological Society (UK), Society for Neurosciences (USA); Dopamine2016-Vienna-Austria, Central European Biomedical Congress, Poland. Faz parte do IBRO-VLT time e ministrou cursos na África, Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Índia e Paraguai.

É presidente da Federation of Latin America and Caribean Societies for Neurosciences (FALAN) e Presidente Eleita da Neurotoxicity Society.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Sistema Nitrérgico nos Núcleos da Base

Parkinsonismo Experimental

Esquizofrenia Experimental

O sistema Canabinoide no Parkinson e na esquizofrenia experimental

PLATAFORMAS PESQUISAS ACADÊMICAS

Google Scholar

ResearchGate

ResearchID

Ver todos