Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências Universidade de São Paulo
FacebookTwitter

ANTONIO CARLOS DOS SANTOS

Professor Titular

Departamento de Clínica Médica – FMRP

55 (16) 3602-2645

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível A

acsantos@fmrp.usp.br

Currículo Lattes

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) em 1983, fez residência médica em neurologia no Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto (1984-1986) e especialização em neurorradiologia no Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina (1987-1988).

Concluiu o mestrado em Neurologia pela FMRP-USP em 1992 e doutorado no mesmo programa em 1998. Contratado como docente em 1994 pela FMRP-USP, realizou pós-doutorado no “Magnetic Resonance Spectroscopy Laboratory” – Montreal Neurolocial Institute – McGill University – Quebec – Canada (2000-2001).

Fez concurso de Livre Docente em 2008 e concurso para Professor Titular em 2013. Atualmente é professor Titular da Universidade de São Paulo – USP, MS-6, lotado na divisão de Radiologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no Centro de Ciências das Imagens e Física Médica, onde coordena a Seção de Ressonância Magnética e o Setor de Neurorradiologia, além de ser coordenador do Centro de Ciências da Imagem e Física Médica do Hospital das Clínicas e da FMRP-USP.

Tem experiência na área de Diagnóstico por Imagens, com ênfase em Neurorradiologia e técnicas quantitativas de neuroimagem, incluindo imagem estrutural, espectroscopia, imagem funcional BOLD, DTI, perfusão e imagem vascular.

Coordena o grupo de pesquisa de “estudo dos mecanismos de lesão neuronal utilizando técnicas quantitativas de ressonância magnética”.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia e da Academia Brasileira de Neurologia, além de sócio da Sociedade Paulista de Radiologia.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Neurorradiologia

Doença Cérebro-vascular

Ressonância Magnética

Mecanismo de Lesão Axonal

Ressonância Magnética Funcional

Imagem em Epilepsia

Utilização de técnicas quantitativas de Ressonância Magnética para o estudo das doenças do sistema nervoso

LABORATÓRIO

Google Scholar

ResearchGate

Ver todos