Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências Universidade de São Paulo
FacebookTwitter

Informações Gerais

Caros alunos,

Para conclusão do curso de Mestrado ou de Doutorado – além de desenvolver o seu projeto de pesquisa – vocês deverão cursar disciplinas (com frequência e conceito) até integralizarem os créditos exigidos pelo Programa.

O título de Mestre ou de Doutor é obtido após cumprimento de todas as exigências do curso, incluindo a defesa e aprovação da dissertação/tese.

Se inteirem das normas da USP, em especial, os respectivos Regimentos da Pós-Graduação e os Regulamentos do Programa.

Quando possível, naveguem no site do Programa e nos ajudem a torná-lo mais intuitivo e eficiente – a vocês e à comunidade que o acessarem.

A Coordenação

 

Orientações (CPG) 

Janus: Esse Sistema administra a vida acadêmica dos alunos de pós-graduação. É por meio desse Sistema que o aluno efetua as matrículas em disciplinas, acompanha notas e frequência, emite o histórico escolar completo (Ficha do Aluno), acompanha solicitações etc. Para se familiarizar com o Sistema, crie uma conta no Janus e navegue pelas seções. Consulte periodicamente a Ficha do Aluno no Sistema Janus para verificar as disciplinas cursadas, número de créditos exigidos, prazos (inscrição e realização do Exame de Qualificação, data limite para o depósito do trabalho (dissertação/tese), data máxima para defesa.
O não cumprimento dos prazos obrigatórios resultará em desligamento do aluno.

Eduroam: O Eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

Matrícula no curso: A matrícula inicial (curso) será efetuada pelo Serviço de Pós-Graduação, por meio do “Formulário de inscrição e matrícula inicial”, entregue quando da inscrição no processo de seleção. Após o número USP ser criado e/ou reativado, o aluno poderá matricular-se em disciplinas.

Matrícula em disciplinas: A primeira matrícula em disciplinas será efetuada por meio de formulário “Matrícula Semestral – Aluno Regular”. Para isso, o aluno deverá entregar o formulário na Secretaria do Programa, devidamente preenchido e assinado. Mesmo que não pretenda cursar disciplinas, no 1º semestre do curso, o aluno deverá realizar a matrícula (acompanhamento).

As demais matrículas serão efetuadas pelo aluno, diretamente no sistema Janus, que informa por e-mail, a cada período de matrícula (geralmente em janeiro e em julho).

O aluno poderá cursar disciplinas de outras Unidades da USP, porém, dependerá do aval dos ministrantes.

A não realização de matrícula, em dois semestres consecutivos, poderá ocasionar o desligamento do aluno.

Orcid: Como identificador digital único e persistente para pesquisadores, o Orcid resolve problemas de ambiguidade e semelhança de nomes, possibilita a integração de distintos players da cadeia de publicação científica (autores, editoras, universidades, agências de financiamento) e também funciona como Profile – Currículo. Recomenda-se que as informações acadêmicas e/ou profissionais sejam disponibilizadas na forma “pública”.

Todos os pesquisadores da USP (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos) devem ter seus registros Orcid autenticados.

Orientações, inclusive para criação, autenticação e vinculação, acesse Orcid.

Crachá para acesso ao HCFMRP: Para acesso ao HCFMRP, o aluno deverá preencher o formulário Solicitação de crachá de identificação e entregá-lo na Secretaria do Programa, para assinatura do chefe do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento.

 

Formulários do Programa

Formulários estabelecidos pela CPG

Solicitar documentos

 

 

« Voltar para Alunos Regulares